top of page

Canvas: A ferramenta que pode mudar a sua visão sobre a sua empresa de moda

Ter planos e análises para o seu negócio é algo muito importante, mas que não pode ficar guardado apenas em documentos extensos e burocráticos, aos quais não se visualiza facilmente o estado atual da sua empresa e as necessidades de mudanças.


O método Canvas, surge como uma opção prática, fácil e com resultados imediatos. Em que você pode ter um visual claro do seu negócio, facilitando a gestão.


Modelo Canvas: O que é e qual sua finalidade?


Burocracia e documentos em excesso quase nunca são as melhores opções para o crescimento de um negócio, certo? As startups, com seu avanço mega acelerado e a fuga dos modelos tradicionais de gestão, são a prova disso.


O Business Model Canvas surge justamente com a finalidade de facilitar a criação do plano de negócio. Alexander Osterwalder foi o desenvolvedor deste mapa visual que facilita o desenvolvimento de ideias mais claras sobre um negócio/projeto/crescimento e como monetizar esses dados.

Sendo assim, com o Canvas é possível ter um visual completo sobre o projeto em questão, compreender todas as suas camadas e facilitar o planejamento do futuro.




Eu sou muito fã deste modelo e considero importante que, tanto o dono do negócio utilize ele no começo da empresa, quanto um profissional de marketing use-o para compreender melhor o negócio. Mas, é importante ressaltar que o Canvas não é um substituto oficial do plano de negócios mais robusto, com relatórios e análises profundas.


É válido que você use-o como forma de ter um visual claro e rápido do seu negócio, sem esquecer da importância de um planejamento completo e detalhado.


Por que eu preciso ter um plano de negócio?


Conhecer a proposta de valor da sua empresa, o seu consumidor, os seus gastos, lucros, parceiros e vários outros detalhes importantes, é definitivamente algo fundamental para um negócio de sucesso.


E ter essas informações em mãos de forma rápida e clara, para assim, conseguir avaliar o que precisa ser melhorado e os próximos passos para o seu negócio, facilita muito a escalagem e execução de projetos.


Com esse resumo, você já está mais do que convencido da importância de possuir os detalhes do seu negócio todos documentados e bem definidos. Correto?


Afinal, deixar um negócio tão importante como a sua empresa de moda a mercê do destino não é uma opção! E sobre o Canvas, ter apenas um plano de negócio robusto, ao qual você quase não consegue compreender as necessidades e os caminhos da sua empresa, também não te ajudará muito em seu crescimento.




Outro detalhe importante, são os impactos positivos que o Canvas proporciona para equipes. É necessário que seus funcionários tenham total conhecimento sobre seu produto, seus diferenciais e como o seu negócio funciona. O Canvas também terá um papel para solucionar essa questão, pois como é simples e não possui informações muito profundas, ele pode e deve ser compartilhado com quem trabalha para a sua empresa.


Mas afinal, como usar o modelo Canvas para negócios de moda?


Dividido em quatro principais partes, o que, pra que, como e quanto, o modelo Canvas possui algumas maneiras de ser usado e inícios possíveis.




Primeiramente, você precisa decidir em que formato irá preenchê-lo. O mais comum, é imprimir o quadro em uma folha A3 (é importante ser nesse tamanho para que haja espaço pra anotações) e colando as informações com post-it.


Mas hoje, com a grande difusão deste método, já existem softwares onlines com o Canvas, planilhas Excel editáveis e (o que é a melhor opção na minha opinião) a ferramenta Canvas online do SEBRAE.


Agora, chegou o momento mais gostoso: colocar a mão na massa e realizar seu planejamento estratégico. O mapa visual Canvas possui 9 blocos e irei compartilhar a maneira ao qual eu acho mais interessante e que faz mais sentido, para preenchê-lo.


1º Segmentos de mercado


Ao avaliar se sua ideia se tornará um negócio de sucesso ou não, você precisa entender se há uma necessidade do consumidor para a solução que você oferece e quem é o seu potencial consumidor.


Sendo assim, identifique o seu potencial cliente, detalhe o máximo possível sobre ele e defina o nicho de mercado que o seu negócio está inserido.


2° Proposta de valor


Este é um dos blocos mais importantes deste modelo, aqui você deve criar propostas que atendam as necessidades do seu público-alvo.


Além disso, neste bloco deve estar a oferta de maior valor da sua empresa, que não é necessariamente o seu produto. Reflita sobre o seu maior diferencial e se soluciona alguma dor do seu cliente ideal.


3° Canais


Neste terceiro item, detalhe como você entrega seu produto e realiza a sua venda. Caso você atenda somente em sua loja física, esse pode ser um bom momento para levantar outras possibilidades, como entrega em domicilio com motoboy na sua região e venda pelo Instagram.


4º Relação com o cliente


Quais meios você utiliza para se relacionar com o seu cliente? Elenque neste item canais como redes sociais, e-mail, telefone, Whatsapp e outros.


Além disso, é bacana refletir como esta a qualidade deste relacionamento, a velocidade em que os contatos são respondidos e quais melhorias você pode realizar? Talvez o seu público-alvo esteja usando um canal que você ainda não está, reflita!


5° Fontes de renda


Tendo como base a sua proposta de valor, quais são suas formas de geração de receita? Certamente, a principal fonte é a venda de produtos em sua loja, mas, analise se há outras possibilidades como: parcerias com outras empresas, serviço de personal stylist, pacotes especiais e etc.


6° Atividades-chave


Pense em sua proposta de valor e avalie quais são as atividades-chave para atendê-la. Desde olhar com frequência as redes sociais para responder as mensagens até a manter o estabelecimento sempre limpo.


7º Recursos-chave


Quais recursos estão ligados diretamente ao funcionamento do seu negócio? Isso inclui o indispensável sistema de vendas, equipes especializadas e outros. Se você considera, por exemplo, o Instagram como um recurso-chave para realizar as suas atividades-chaves e alcançar a proposta de valor, este é o lugar onde ele deve estar.


8º Parceiros-chave


Neste bloco ficam todos os parceiros que podem contribuir para os recursos-chave e atividades-chave, desde fornecedores dos produtos, agências de publicidade e fornecedores de tecnologia.


9° Estrutura de custos


O que é necessário pagar para que o seu negócio gire? Levante desde custos com funcionários, até possíveis futuros custos, como manutenções e anuidades.



E assim, com estes 9 itens preenchidos, você consegue ter uma visão geral do seu negócio (ou da sua ideia). Agora, é envolver as pessoas necessárias e detalhar ainda mais o seu plano estratégico de negócio, compreendendo que o mais importante de tudo é entender a sua proposta de valor e girar todas as suas ações em torno dela.


Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe um comentário!


Artigo escrito por Brenda Martins, formada em publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda Siga o Instagram e LinkedIn

0 comentário
bottom of page