top of page

5 motivos para não investir em marketing digital

Atualizado: 20 de abr. de 2019

Você provavelmente deve ter ficado intrigado com o título desse artigo, principalmente quando todo mundo está dizendo "Está mais do que na hora de você investir em marketing digital". 


Mas enfim, eu tenho que te contar uma verdade, eu já ouvi muito (e não estou brincando, ouvi mesmo) que o marketing digital é só uma modinha derivada dessa nossa nova geração - o que ficará mesmo é o marketing tradicional e é só nele que você deve gastar seu dinheiro e energia. 


Parece um papinho de profissionais e empresas que não querem se atualizar, investir tempo e mudar a cultura atual do seu negócio. Porém, é você que pode estar sendo um bobo em ignorar as "previsões" dessas pessoas. Quer um exemplo?


Henry Ford ignorou o concelho do Presidente do banco de Michigan que dizia "O cavalo está aqui pra ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda" e resolveu investir em montadoras. O resultado? Não podemos negar que o negócio de Henry Ford deu um pouco certo, mas, os cavalos ainda estão por ai, não?


Enfim, para reforçar o meu argumento (que você pode estar achando um pouco fajuto), segue abaixo 5 motivos para NÃO investir em marketing digital:


1 - Você vai saber quem é o seu cliente ideal e como alcançá-lo


Parece muito claro o quanto isso é ruim para sua empresa, mas se você tem dúvida, eu explico melhor. 


Por meio de uma pesquisa ou questionário (que é muito chato e trabalhoso) você conseguirá detalhes sobre o seu cliente, terá clareza sobre o que ele precisa da sua empresa e assim, saberá o que exatamente o que oferecer de valor para essa pessoa. O que tudo isso significa? Uma grande bullshit.


Pra que oferecer conteúdo de valor à alguém que nem comprou na minha empresa, ter o trabalho de guiá-la por uma jornada de compra até que ela se sinta preparado para comprar meu produto. 


O bom mesmo é fazer apenas anúncios e talvez até uns posts esporádicos no perfil da minha empresa - apenas falando do meu negócio e do produto que eu vendo, dessa maneira eu atraio apenas quem quer mesmo comprar e perco menos tempo. 


2 - Com um bom SEO, sua empresa estará melhor ranckeada no Google


Aparecer no Google pode até ser legal para essas grandes empresas, mas certamente pra você, estar na lista telefônica da cidade já é o suficiente para alcançar possíveis clientes e reforçar o nome do seu negócio. E afinal, esse tal de SEO é algo trabalhoso e demorado, o famoso boca-a-boca funciona mais. 


Ps.: E Google só é a maior rede de pesquisa da atualidade, nada de mais. 


3 - Com a criação de conteúdo de valor para a sua persona, sua empresa será uma referência 


Bom, a questão é que sem todo esse esforço, com certeza a sua empresa já é bem conhecida, afinal, todo mundo no bairro te conhece e você tem um número bom de likes na sua página. Com o tempo, certamente a sua empresa crescerá ainda mais - e sem toda essa baboseira de conteúdo. 


4 - Você vai vender mais


Isso parece até uma ideia legal, mas a verdade é que vender mais só irá gerar mais trabalho pra você. Imagina então se tiver que contratar mais funcionários ou trabalhar mais horas por dia? Certamente o seu número de clientes atual já é o suficiente, mas quem sabe no futuro?


5 - Todas as ações podem ser mensuradas e você ainda consegue calcular o ROI.


ROI, caso você não saiba, é uma sigla para uma continha muito famosa no marketing digital, o retorno sobre o investimento. Basicamente, você irá calcular o resultado das suas ações online e ver se elas realmente deram resultado e se valeram a pena. 


Mas a verdade é, contas são chatas. E lembra quando você distribuiu aqueles folhetos e pareceu que o movimento da sua loja aumentou? Essa já é uma mensuração incrível e não precisa de muita análise. Certamente você conseguiu recuperar o dinheiro investido nessa ação e ainda teve lucros, uhu!


Por fim, não importa se a maioria dos seus concorrentes já contratou um especialista para cuidar do marketing digital deles, com fé e muito trabalho, os seus clientes naturalmente também irão aparecer. Estou torcendo por você! :) 


Espero que você tenha percebido que esse texto foi irônico - Não vai me dizer que realmente acha que o marketing digital é uma modinha. 

Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.



0 comentário
bottom of page