top of page

Persona: Como definir para o seu negócio de moda

Uma das primeiras etapas do desenvolvimento da estratégia de marketing é a definição de personas.


E por ser tão importante para o sucesso do seu negócio, que essa definição se popularizou tanto e hoje é comentada em toda esquina - ou poderia dizer, instagrams de marketing?


Mas como definir a persona para negócios de moda?


Nesse artigo, te explico da forma mais objetiva possível a razão da importância de uma persona no seu negócio e como construir uma para o segmento fashion.






Porque meu negócio de moda precisa ter uma persona?



Mais do que nunca, o marketing é focado em pessoas. Marcas que não pensam nos problemas e desejos do consumidor perdem cada vez mais espaço no mercado e não conseguem obter sucesso ao longo prazo.


Isso porque, o consumidor está cada vez mais informado e exigente sobre o que consome e de quem consome.


Agora, como uma marca vai ser focada no cliente, sem entendê-lo?


Por isso, criar uma persona para o seu negócio é tão importante. Dessa maneira, você entenderá os anseios do seu cliente ideal, quais problemas ele enfrenta no dia-a-dia e o mais importante: conseguirá fazer com que ele se identifique com o seu negócio.



A diferença de persona e público-alvo





Vou resumir de forma bem objetiva e simplista:


Público-alvo é uma definição mais demográfica do público que você quer atingir. Dentro dela ficam informações como idade, sexo, trabalho e localização, por exemplo. Já a Persona, é a criação de um personagem (avatar) que representa o seu cliente ideal. Ela deve ser mais aprofundada que o público-alvo e focar em questões não tão objetivas, como hábitos, modo de consumo e etc.


O público-alvo te ajuda a compreender que faixa da sociedade consome seu produto/serviço. A Persona te ajuda a compreender porque o seu cliente ideal consome aquele produto/serviço.


As etapas para definir uma persona para negócios de moda



Existem muitas maneiras de começar a construir a persona do seu negócio e nenhuma delas é a mais certa ou errada.


Vou começar falando da maneira que mais considero efetiva em relação a fidelidade das respostas e que sempre recomendo para os mentorados:


Colete informações dos seus melhores clientes


Se você já está atuando no mercado, certamente possui alguns clientes fiéis.


Normalmente, tais clientes são a representação do cliente que você quer atingir no seu negócio, então, nada melhor que entendê-lo profundamente para assim, saber como atingir pessoas semelhantes.


Para isso, recomendo que você faça uma pesquisa, com um formulário físico na sua loja ou online (por meio do Google forms, por exemplo) utilizando perguntas chaves para entender os hábitos dessa pessoa, o que ela mais gosta do seu negócio e etc.


Para tornar o ato de responder uma pesquisa menos desagradável, você pode oferecer um cupom de desconto ou alguma vantagem para quem responder.


Mas cuidado! Em alguns casos, presentear pode ser perigoso por correr o risco de a pessoa preencher de qualquer jeito somente para receber a vantagem.


Faça o mapa da empatia



O mapa da empatia é uma ferramenta que pode te auxiliar no processo de construção da sua persona, isso porque, apresenta um template com as principais questões que devem ser consideradas e te da uma visão clara no final do processo.


Você pode construí-lo sozinh@. Para isto, basta empatia ;) (perdão pelo trocadilho, mas é real).


É muito importante que você livre sua cabeça de qualquer pré-conceitos e tente se colocar realmente na mente do consumidor. Sim, é um desafio e tanto.


Se você quiser conhecer esse método de maneira mais aprofundada, recomendo a leitura do artigo da Resultados Digitais. Clique aqui e saiba mais.


Estude seus concorrentes


A interação do cliente com seu concorrente também é um bom termômetro para responder questões sobre a sua persona.


Observe comentários, elogios, críticas e até o modo como o cliente consome aquele produto/serviço. Dessa maneira você consegue desenvolver questões que podem te ajudar a traçar o comportamento do seu cliente ideal.


Observe grupos de Facebook


Grupos são uma ótima maneira de se observar comportamentos. Isso porque, lá as pessoas se identificam e tendem a se abrir sobre questões que podem te ajudar a compreender a sua persona.


Para encontrar o grupo perfeito, pesquise por nichos que você sabe que a sua persona se interessa, como moda plus size, por exemplo.



As principais perguntas para construir a persona do seu negócio de moda





Tanto na criação de um formulário quanto ao se questionar sobre a persona, é importante realizar as perguntas certas para que você tenha as informações cruciais e não se perca no processo.


Primeiro, comece entendendo as características gerais sobre o seu cliente, depois passe para questões referentes a hábitos e comportamentos e finalize com questões mais objetivas relacionadas ao seu produto/serviço.

  1. - Qual a sua profissão (compreendendo assim rotina e faixa salarial)

  2. - Você possui filhos (compreendendo rotina)

  3. - Status de relacionamento (compreendendo comportamento)

  4. - O que costuma fazer aos finais de semana (compreendendo comportamento)

  5. - Que tipos de conteúdo você mais consome? Em quais meios? (Compreendendo onde a sua marca deve estar)

  6. - Quem é a sua maior inspiração? (Compreendendo quem influencia)

  7. - Quais são seus hobbies favoritos? (compreendendo o comprotamento)

  8. - Quais influenciadores você mais gosta de seguir? (Compreendendo quem influencia)

  9. - Qual a frequência você costuma comprar (insira o seu tipo de produto/serviço). (Compreendendo modo de consumo)

  10. - O que faz você decidir por uma marca de roupa? (Compreendendo modo de consumo)

  11. - Você prefere comprar online ou em espaço físico? (Compreendendo modo de consumo)

  12. - Como você pesquisa um produto na internet para comprar? (Compreendendo modo de consumo) - Quais valores você mais presa em uma marca/produto? (Compreendendo modo de consumo)

  13. - Você tem algum problema ao procurar por uma roupa que deseja? (Compreendendo modo de consumo)

  14. - Você já enfrentou algum desafio em relação à moda? (Compreendendo modo de consumo)

  15. - Qual o seu maior objetivo ao buscar por novas roupas? (Compreendendo modo de consumo)



Conclusão


É fato como o bom entendimento da persona pode clarificar todas as suas estratégias de marketing de moda e assim, auxiliar tanto na criação de conteúdos quando na forma de vender e abordar.


Para desenvolvê-la é preciso paciência, cautela e a busca incessante por dados de clientes reais, tendo assim, uma persona construída de modo mais fiel e confiável.


É compreensível o temor de muitos empreendedores sobre a construção e até, limitação de um público. Mas lembre-se sempre: quem quer atingir muitos, acaba atingindo ninguém.

0 comentário
bottom of page