Calendário de posts na moda: qual a importância e como fazer?

No marketing, o planejamento é fundamental para que os objetivos sejam alcançados - assim como em quase qualquer área da vida, não é mesmo ;)


Para isso, uma ferramenta simples mas muito eficaz é o calendário (cronograma) de conteúdo. Utilizando-o de maneira correta, você consegue criar conteúdos estratégicos para a sua empresa de moda e ter um marketing mais efetivo.



A importância de um calendário de posts



Muito provavelmente, se você ainda não possui um cronograma, a sua vida deve ser resumida em:


"OMG, esqueci que ainda tenho que postar hoje. O que vou criar?"

E com isso, você acaba gastando mais tempo e deixando de oferecer ao seu público conteúdos incríveis.


Um calendário de conteúdo já sana esse problema de postagens feitas na correria e muitas vezes, do bloqueio criativo.


Como falado no início deste artigo, o planejamento é de suma importância no marketing - tanto tradicional, quanto digital - pois com ele, você consegue traçar uma trilha de conteúdos que façam sentido para o seu público, diversificar assuntos e produz com maior qualidade.


Mas, antes de iniciar a produção do seu calendário, você precisa ter em mãos as respostas para as seguintes perguntas:


  1. Quem é a minha persona?

  2. Qual é o tom de voz da minha empresa?

  3. Qual é a identidade visual das minhas postagens nas redes sociais?

  4. Qual será a minha frequência de conteúdos?

  5. Que tipos de conteúdos posso criar? Ex. vídeos, infográfico, e-book, artigos em blog, imagens, gifs, vídeos ao vivo e etc.

  6. Quais meios vou utilizar (que devem ser utilizados por minha persona)? Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, blog, LinkedIn, Pinterest e outros.

Pront@ para montar seu calendário?


Como fazer um calendário de posts


Eu garanto pra você que com todas as perguntas anteriores respondidas, criar o seu calendário (cronograma) de conteúdos será uma tarefa super fácil, isso porque, você já conhece o seu público (pois traçou o perfil da sua persona), já sabe que meios irá utilizar e em qual frequência postar. Agora é hora de por a mão na massa!


A minha primeira dica é que você faça um brainstorm (tempestade de ideias) e reúna em um bloco de notas (seja no computador ou papel) todas as ideias que você tem para conteúdos - desde as mais básicas e de fácil execução até as mais insanas.



Nessa parte do processo criativo, eu costumo utilizar como ferramenta o Google Keep, que é um bloco de notas dentro do Gmail. Isto porque o Gmail é uma ferramenta que eu acesso diariamente.


Após reunir várias ideias sem utilizar nenhum filtro, você vai começar a seleção de conteúdos que utilizará para cada semana. Na minha rotina, costumo realizar o cronograma semanalmente e deixar todas as postagens da próxima semana prontas em uma segunda-feira. Mas é importante que você encontre a maneira com que consiga se adaptar melhor.



Com os conteúdos já separados para cada dia, você consegue ter uma breve visualização de como será a semana/mês dos seus posts e então, chega o momento de começar a produzir as imagens e legendas. Quando tudo estiver finalizado, basta você programar as postagens em uma ferramenta ou então, deixar tudo organizadinho e pronto para ser compartilhado.


Bônus: sugestões de ferramentas + o meu calendário


Para programar seus conteúdos e não ter que se preocupar com a perca horários de postagens, você irá precisar de uma ferramenta de programação. A seguir, eu tenho como sugestão algumas ferramentas tanto pagas quanto gratuitas que podem te ajudar. Estúdio de criação do Facebook


O estúdio de criação é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo próprio Facebook. Com ele você consegue ver métricas do Facebook e Instagram e programar postagens para essas duas redes sociais.


A ferramenta tem vantagens por ser nativa da empresa que é dona dessas principais redes sociais e por ser totalmente gratuita. Mas, perde pontos por não ter todas as funcionalidades que poderia ter, como a programação de Stories e por não apresentar um calendário de postagens, mas sim, uma lista.


O link para acessar é: https://business.facebook.com/creatorstudio/ mLabs


O mLabs é uma ferramenta paga que possui boas funcionalidades de programação, métricas e relatórios. Além disso, possui a integração com as principais redes sociais, inclusive o Whatsapp.


O seu valor, quando pago no pacote anual, não é absurdo e pode ser usado inclusive por pequenas empresas.


O link para acessar é: www.mlabs.com.br


Trello


O Trello é uma ferramenta de organização de projetos, mas pode funcionar perfeitamente como um calendário de postagens. Você pode utilizar ele de duas maneiras: organizar por listas de Ideias, Em execução, Programados e Publicados ou organizar com a extensão gratuita de calendário.


O bacana é que você pode colocar todo o seu time nessa ferramenta, tem planos gratuitos e pagos e você pode baixar no celular, computador ou usar online.


Meu calendário


Quando iniciei na área de marketing digital eu não possuía a opção de contratar ferramentas e como sou uma pessoa muito pragmática, precisava organizar meu trabalho da melhor maneira possível.


Por isso, montei um calendário no próprio Excel e o utilizei para marcar datas comemorativas, escrever minhas ideias de postagens (conseguindo visualizar como ficaria cada semana) e marcando quando cada postagem já fosse programada (sempre programava pelo próprio Facebook).


Como isso me ajudou muito até pouco tempo atrás, acredito que seja bastante válido compartilhar esse calendário para quem está começando como social media.



Para acessar essa planilha e garantir a sua cópia, acesse aqui!


Conclusão


Planejamento e organização são fundamentais para ter uma boa estratégia de marketing, e para isso é importante contar com ferramentas que te auxiliem na montagem de um bom calendário editorial.


Com o calendário, você não fará conteúdos "só por fazer" e conseguirá manter a constância necessária para as redes sociais. Agora você já sabe como se planejar, o próximo passo é dominar a arte de criar conteúdos.

0 comentário