top of page

Existe marketing de conteúdo no mercado da moda?

Para responder esta pergunta precisamos primeiramente esclarecer o que é esse tal de "marketing de conteúdo".


Essa é um estratégia que visa criar conteúdos de valor que atendam as dores e dúvidas da sua persona

Os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, estarem disponibilizados em "N" plataformas e claro, devem ser gratuitos, pois fazem parte da construção de autoridade e venda (não sendo a venda em si).


Tendo este conceito claro, eu repito a pergunta do titulo novamente: Existe marketing de conteúdo no mercado da moda?


Bom, se consegui ser precisa no meu conceito de marketing de conteúdo, então sabemos que a resposta é: CLARO!


Quando pensamos em roupas e sapatos, assimilamos este mercado com somente o desejo e a compra impulsiva, mas hoje o consumo está cada vez mais inteligente e racional.


Com o marketing de conteúdo usado estrategicamente, podemos fidelizar, encantar e atrair novos clientes. Ótimo, não?



Como fazer marketing de conteúdo na moda?



Para começar este processo, os primeiros passos SÃO OS MESMOS QUE EU FALO SEMPRE: Conhecer sua marca/empresa e o seu público!


Entendendo a identidade do seu negócio e conhecendo afundo com quem você se comunica, você terá uma maior chance de sucesso em suas estratégias de marketing.



Cases inspiradores de marketing de conteúdo na moda



Um bom case de sucesso disso (e que muita gente comenta quando trata-se de marketing de conteúdo + moda) é a Farm.




A marca Farm tem seu estilo e identidade muito bem definidos e claro, conhece o seu publico alvo, sendo assim possui em seu site um blog que não fala apenas sobre moda, mas sim, viagens, culinária e outros temas lifestyle.


Nas redes sociais, o conteúdo diversificado também é explorado, falando não só de temas que condizem com o estilo da marca, mas realizando parcerias com empresas da mesma vibe e com fotos muito bem alinhadas à mensagem que se quer passar. Isso é estratégia!




Existem também, marcas que focam nos conteúdos fashion, com blogs sobre tendências e consultoria de imagem. O importante é passar a mensagem que seu público quer receber e ter conteúdos alinhados com o seu branding.


Outro case legal de ser compartilhado é o da marca Salon line, que conseguiu se firmar no Brasil como referência principalmente para mulheres que possuem cabelos cacheados.




A marca além de possuir um blog com várias dicas que envolvem o universo capilar possui um sucedido canal no Youtube e IGTV ao qual produzem vídeos com várias influenciadoras (que são embaixadoras do seus produtos) e falam não só de cabelos, mas também de temas do universo feminino: o famoso, gerando identificação com o público-alvo.




Com esses dois cases lindos como inspiração e entendendo mais sobre o marketing de conteúdo, como colocar a mão na massa?


A hora de começar o marketing de conteúdo na moda É AGORA!


Se você não possui um site com blog, não se desespere! Eu ainda recomendo que, caso você possua uma marca, tenha um site. Maaas, principalmente para negócios locais, isso não é tão urgente e necessário. Agora, apostar em vídeos com conteúdos relevantes para o seu público, postagens em redes sociais que não falem apenas do seu produto e a criação de materiais criativos é SUPER IMPORTANTE.


Algumas dicas de conteúdos que você pode começar a produzir agora:


  • DIY (Do It Yourself) ou Como Fazer: Ensine seu público alguma customização, tente incrementar nisso o seu produto. Talvez um abadá de carnaval para usar com a saia que você vende?

  • Vídeos com sugestões de look: Pensando ainda na saia, que tal montar um vídeo com várias opções de looks usando ela?

  • Tutoriais técnicos: Hora de falar de tendências e dicas de como escolher a peça ideal. Mostre que você é autoridade no assunto!


Além disso, você pode desenvolver dicas semanais para enviar no Whatsapp para as suas clientes (ou quem sabe no bombado Telegram?) e utilizar e-mail marketing para dicas também.


Preparado para gerar conteúdo de impacto e deixar de ser só mais uma marca que quer vender para o público? Se tiver mais alguma dúvida sobre o tema ou mais alguma ideia bacana, compartilhe comigo. 😉


0 comentário
bottom of page