Lançamento de coleção: Como divulgar?

Atualizado: 20 de abr. de 2019

Post originalmente escrito por mim para o blog do fotógrafo Anderson Zomer.


Kim Kardashian no lançamento da coleção
Como divulgar o lançamento de uma coleção

Você prepara uma coleção incrível, acha que está a cara do seu público, já imagina o aumento das vendas e, na hora H, a divulgação não é efetiva, o sucesso não vem e você não entende o que deu errado.


Isso é muito comum quando não se há um planejamento eficaz e consistente que atraia sua persona e gere muita expectativa. E hoje, trabalhando com grandes eventos de lançamento no segmento de vestidos de noiva, aprendi na prática o que fazer e vou compartilhar aqui nesse post pra você. Confira abaixo!


1 - Crie expectativa


Os teasers são ótimos para atiçar a curiosidade do público, tornando-os carentes por mais informações e mais atentos ao lançamento.


Para isso, use muito as redes sociais e faça vídeos e posts. Seja criativo e tente passar mensagens que remetam a sua nova coleção.


O ideal é que essa geração de expectativa comece no mínimo 1 mês antes do lançamento. Nos meus trabalhos, costumo começar a geração de expectativa 3 meses antes.





2 - Lista Vip


Faça uma lista Vip onde só quem estará nela receberá mais informações sobre a nova coleção (e quem sabe, ser os primeiros a poderem experimentá-la). Os integrantes dessa lista podem receber o convite do evento de lançamento, caso você faça.


Você pode divulgar a possibilidade de entrada nessa lista Vip em seu site ou redes sociais e enviar os conteúdos por meio de e-mail marketing, lista de transmissão no whatsapp (enviando apenas para os números que solicitaram participar da lista VIP) ou até mesmo um grupo no whatsapp.



3 - Estratégia com influenciadores


Hoje os influenciadores são uma das melhores maneiras de atingir o seu público ideal. Seja por permuta ou pagando publi posts, firme parcerias e faça com que eles divulguem a sua nova coleção.


O bacana também é pegar vários IG's que tenham a ver com a sua marca e público alvo e agendar com todos uma publicação no mesmo horário e dia do lançamento, dando assim, um boom nas redes sociais da sua persona.






4 - Tenha fotos de qualidade da sua nova coleção


É vital que você tenha fotos profissionais que mostrem todos os detalhes do seu produto. E melhor ainda se você fizer um ensaio temático com a cara da sua coleção, ele trará ainda mais personalidade a sua marca e será ainda mais atrativo.


Além disso, fotos dos produtos em modelos reais, causam uma identificação entre cliente e marca, aposte nisso!


5 - Hashtag


Crie uma hashtag própria e incentive o uso entre seus clientes (e faça o influenciador usar também). Assim, quando a pessoa procurar pela sua coleção, encontrará facilmente. Além de que, a hashtag é como uma marca sua que você deixa na descrição da foto.


6 - Mini vídeos


Faça mini vídeos (abuse do Instagram Stories) dando spoilers da coleção ou até contato um pouco sobre ela. Vídeos fazem muito sucesso e geram muito engajamento!




7 - Promoções


Premie os usuários que divulgarem a sua coleção na internet. Você pode dar desconto ou brindes, e terá uma ótima divulgação. As pessoas costumam confiar mais em outras pessoas do que em propagandas de marcas ;)


Por fim, é super legal fazer um catálogo da sua coleção também. Seja o físico, que você poderá distribuir em alguns locais específicos ou online, onde as opções de divulgações são variadas.


Gostou do conteúdo? Espero que você tenha conseguido alguns insights para a sua nova coleção. Se precisar de mais alguma dica, é só comentar aqui :)



Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.


Siga o Instagram e LinkedIn

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo