top of page

O conceito de mix do marketing voltado para marcas fashion

Atualizado: 31 de jul. de 2018

Também conhecido como os 4 P's do marketing, esse conceito abrange 4 pilares: Produto, preço, praça e promoção. Entenda-os e saiba como aplicá-los em marcas de moda.



O Mix de marketing não é um conceito tão novo assim e quem estuda publicidade ou marketing com certeza já é bem familiarizado com ele. Mesmo tendo sido muito bem difundida por Kotler (leia-se pai do marketing), ainda encontramos muitas empresas que iniciam no mercado sem prestar a real atenção nesta "metodologia" de planejamento - o que é um grande erro.


Mas, mais do que apenas explicar o que são esses 4 itens de uma maneira genérica, neste artigo iremos explanar e exemplificar esses conceitos aplicando-os em negócios fashion.


Se você possui uma marca de roupa ou até, uma loja multimarcas de bairro, é preciso que se procure um equilíbrio no uso dos 4 itens deste mix, para assim, encontrar o caminho do sucesso.


Mix de marketing: Produto



O produto neste caso abrange o que você oferece como solução ao seu cliente, não se limitando apenas a itens, ou seja, envolve serviços também.


Digamos que você tenha um atelier de costura, você pode encarar o seu produto como o resultado final - vestido de festa sob-medida - e/ou, o seu serviço - ajustes de roupas.


O item produto está ligado diretamente aos diferenciais que você oferece e como ele atende as dores (problemas) do seu público. Iremos usar como exemplo neste caso, uma marca de roupas femininas.


As questões que você deve se fazer são:


  • Quais os diferenciais das roupas que você oferece?

Pode ser o tecido importando, o estilo, os tamanhos (tendo coleções plus size ou petit) ou até questões que abordam temas sociais como roupas sem gênero.


O importante é que você tenha um diferencial como foco e é nele que você irá traçar todas as suas estratégias.


Além disso, se você não trabalha com uma única marca, é necessário decidir algumas questões como: Vou ter marcas que sigam apenas um estilo ou vou ter marcas de vários estilos? Se for seguir a opção 1, que é a que eu recomendo, você irá desenvolver todo um trabalho de diferencial e direcionamento ao público seguindo essa mesma linha. Mas se, optar pela opção 2, terá que fazer um trabalho específico para cada estilo e marca, para assim, atingir todos os públicos deste produto.


  • Qual o ciclo de vida das suas roupas?

As roupas seguem apenas as últimas tendências ou são atemporais? Quanto tempo elas permanecem "em alta" e quando você sente que é necessário fazer uma promoção?


Entendendo estas questões básicas, você conseguirá definir estratégias futuras.


Mix de marketing: Preço



O preço é aquele item chave que estará ligado diretamente ao faturamento e sobrevivência da sua empresa.


Os itens que você deve se questionar sobre ele são:


  • Qual a média de preço das lojas/marcas concorrentes?

  • Qual o valor o seu comprador dá para as roupas que você oferece?

  • Como seu cliente se comporta em relação aos seus preços e o quanto ele está disposto a pagar?

Neste quesito, a percepção da marca pelo seu público é algo a ser avaliado. Se as suas clientes considerarem que o seu diferencial é valioso e que você vende mais do que apenas uma blusa, elas se manterão clientes mesmo que seu preço seja mais alto que os do concorrentes. Nem tudo é um jogo de preços e descontos.



Mix de marketing: P de praça



Explicando de maneira grosseira, praça é o meio por onde o cliente chega até sua marca, ou seja, seus canais de distribuição.


Hoje existem inúmeras maneiras de vender roupas, desde as mais conhecidas como loja física ou "sacoleiras" até vendas somente pelo Whatsapp e Instagram.


As questões que você deve definir sobre a praça são:


  • Onde seus cliente costumam procurar por roupas femininas?

  • Procuram mais por loja física ou online?

  • Seu público compraria facilmente online ou ainda prefere lojas físicas?

Se não conseguir resolver tais questões sozinho, procure fazer uma pesquisa de mercado.


Mix de marketing: P de promoção



Não pense que promoção tem o sentido de dar descontos, mas sim de, promover algo.


Sendo assim, o principal questionamento é:


Como você irá promover sua marca? Transformando a sua marca de desconhecida, para uma referência ao seu público alvo.


Dentro disso, questione-se:


  • Quais os melhores canais para se comunicar com o seu público?

  • Seu negócio é sazonal? Quais as melhores datas para aumentar as vendas? Como será seu calendário?

  • Como é a divulgação feita pelos seus concorrentes? Como isso afeta a sua marca?


O conceito do Mix de marketing ou 4 P's serve para facilitar o entendimento do planejamento mínimo que você deve fazer para o seu negócio. Uma empresa que não inicia com pelo menos esses princípios bem definidos, está fadada a sofrer muito no mercado que atua.


E por fim, SEMPRE analise cada item com foco no seu público. Sua empresa deve existir e respirar pensando em como ajudar seu consumidor, como oferecer o melhor para ele e com isso, ter seus lucros.



Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page