Marketing no Whatsapp: 6 dicas para tirar o melhor desse aplicativo

Com 120 milhões de usuários ativos mensalmente (Global Messaging Apps 2019), o Whatsapp é usado por 61% da população brasileira (Statistica) e faz parte de toda a sua rotina, sendo usado quando acorda, almoça sozinho, trabalha e antes de dormir.





Mas não é só para bater papo com a família e amigos que esse aplicativo serve. Cada vez mais o Whatsapp é utilizado como forma de entrar em contato com empresas, realizar o SAC, agendar horários, fazer encomendas e até, sacar dinheiro.


RESUMINDO: Seu negócio precisa estar ativo no Whatsapp e explorando todos os recursos que essa ferramenta oferece. Então bora aprender e colocar em prática? Continua lendo!



1º passo: Whatsapp Business



A minha primeira recomendação é: não confunda seu número de Whatsapp particular com o do seu negócio. Por isso, se possível tenha um celular próprio para a empresa (mesmo para microempreendedores) e baixe agora o Whatsapp Business!


Ps.: Caso você não tenha como ter dois celulares no momento, uma solução pode ser ter uma conta no Business com o número residencial do seu negócio. Sim, isso é possível!


Mas porque ter esse Whatsapp Business e não o meu comum?


A resposta é simples! A diferença está nas ferramentas extras que ele te oferece, como a possibilidade de colocar informações do seu negócio, o uso de etiquetas e as mensagens automáticas, por exemplo.





E falando sobre etiquetas, elas são uma ótima forma de categorizar clientes em grupos. As possibilidades são infinitas e é claro que você deve usar com o propósito que irá gerir mais retorno.


Além de poder criar etiquetas de novos clientes e dos VIP's, estude que tipo de etiquetagem pode ajudar você a melhorar o relacionamento com seu cliente e claro, aumentar as vendas do seu negócio. Organização nunca é demais 😉





2. Defina o seu tom de voz



Algo que sempre reforço quando se trata de atendimento via Whatsapp é: CUIDADO para não soar seco e grosseiro.


Quando nos comunicamos pela escrita é muito mais fácil ser mal interpretado e que a pessoa do outro lado leia o que você disse com um tom de voz muito diferente do qual você imaginava. Por isso, devemos prestar muita atenção na maneira ao qual escrevemos e lidamos com o cliente.


Neste caso, definir o tom de voz do seu negócio e o painel semântico ajuda muito a padronizar o atendimento e não cometer erros. Mas, o que significa isso?


É basicamente definir se o estilo de comunicação da sua marca será mais assim:


"Oi, Ju. Que arraso! Adoramos receber esse seu feedback 🤘. Beijos!!!"


ou assim:


"Olá, Ju. Tudo bom? Que ótimo saber que tudo ocorreu bem com o seu pedido. Abraço! 💕"


Além disso, o painel semântico serve para definir que palavras são mais usadas pelo seu negócio, se você irá utilizar apelidos, gírias, abreviações e termos técnicos por exemplos. E também, padronizar os seus emojis preferidos.


E como definir tudo isso? Entendendo o que faz sentido para o seu negócio e para o seu público.



3. Ofereça sempre um atendimento solucionador



Velocidade e efetividade são palavras-chave no atendimento via Whatsapp. Se você é super simpático e atencioso, mas demora horas para responder o seu cliente e não é objetivo na solução da questão que ele apresenta, então você não está utilizando bem essa ferramenta poderosa.


Se hoje você não consegue responder rapidamente suas mensagens, estude a opção de delegar o atendimento via Whatsapp para outra pessoa da sua equipe. Caso isso não seja possível, no mínimo sempre deixe uma mensagem programada avisando que devido ao grande fluxo de mensagens, você irá responder logo logo.


Você não é um super herói. Se há muita demanda de mensagens, tenha uma pessoa somente para realizar um atendimento de qualidade.

Programar um atendimento via bot também pode ser uma opção.



4. Crie a sua comunidade



Todo bom negócio possui clientes fiéis. Uma boa dica e criar um grupo com os melhores clientes para estar sempre compartilhando dicas ou então, utilizar a lista de transmissão.


Cuidado para não ficar gerando SPAM, e assim, desagradar seus consumidores. Ofereça dicas úteis sem a intenção clara de venda e esporadicamente divulgue sus ofertas e lançamentos.


O senso de comunidade é uma das tendências de marketing, então, surfe nessa onda.



5. Ofereça fácil acesso ao seu WhatsApp



Sendo o WhatsApp um dos seus principais canais de atendimento, é importante que você ofereça fácil acesso ao seu número.


Por isso, gere um link que direciona para o seu número e coloque ele em suas principais redes sociais (e site também).


Par gerar um link, basta digitar wa.me/seu_número


No espaço "seu_número" você coloca o 55 + código da sua área e depois o seu número, sem espaços e sem traços.



6. Dicas extras



Preste também muita atenção a sua foto do perfil, colocando a logo do seu negócio ou uma foto profissional que mostre quem você é.


Ao escrever textos, sempre busque fazê-los o mais curto possíveis e use os negritos em pontos principais.


Já ao compartilhar imagens, evite ao máximo mandar apenas ela sozinha. Sempre faça um texto interessante que acompanhe, assim há mais chance que o seu cliente veja o que você mandou.



Conclusão


O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar - e muito - seu negócio. Basta apenas ter o aplicativo na versão Business, usar o bom senso e oferecer sempre o melhor ao seu cliente.


Quer um marketing de sucesso com o WhatsApp? Seja rápido, eficaz, organizado e gentil. O básico é o que faz sucesso nos tempos de hoje.





1 comentário

Posts recentes

Ver tudo