O marketing na moda e seus benefícios

Atualizado: 20 de abr. de 2019




Não basta mais ter um produto de qualidade e preços atrativos (principalmente no mundo da moda). É necessário ter estratégias de marketing bem alinhadas e de acordo com o seu negócio. E nesse post eu explico mais o por quê e como, acompanhe


Por que o marketing é tão importante em negócios de moda


No ramo da moda o desejo é muito mais forte do que a necessidade (e é ele que vai gerar mais lucros à sua empresa). Afinal, se as pessoas só comprassem produtos fashion quando o seu não estivesse mais em condição de uso, não teríamos tendências sendo lançadas a cada estação e tantas marcas por aí. Certo?


O consumo na moda é regido pela necessidade criada pelas marcas de se estar sempre atualizado, de ter aquele produto que está em alta, de comprar tal produto porque vai te fazer se sentir bem e inúmeros outros anseios. E é o marketing que vai te ajudar à estimular esse desejo ao seu público-alvo, fazendo com que este gere uma identificação pessoal com seu negócio e comece a comprar de você.


E faz isso como? O marketing também possui seus pilares, que são chamados de 4P's. Estes que são usados para aproximar sua marca de seu público-alvo e consequentemente atuar no branding ou faturamento da sua empresa. Abaixo vou explicar com mais detalhes sobre cada um:




Preço


O nome já diz tudo. Esse item refere-se ao valor do seu produto e como ele será cobrado. Tudo relacionado a precificação do seu produto deve ser abordado nesse item.


Praça


Se refere ao local onde você irá vender seu produto. Caso você tenha um site ou vai vender apenas por redes-sociais, esse item acaba não tendo tanto sentido. O interessante aqui é anotar se a região onde você está situado é boa, se tem grande volume de movimento e uma análise da concorrência.


Produto


A chave seu negócio. Nesse item deve estar definido todos os detalhes do seu produto. Caso você tenha uma marca de roupa, por exemplo, anote as características principais, como: Usamos tecidos finos, alta costura, street style e etc. Anote coisas que definam o estilo da sua marca e diferenciais (afinal, é isso que você usará para atrair a atenção do seu público-alvo com o marketing).


Promoção


O último item se refere a maneira ao qual você vai divulgar o seu negocio. Nesse item é onde entra a publicidade (e assim, já dá até para entender a diferença entre publicidade e marketing 😉 ). Aqui você irá analisar se vai usar redes sociais, mídias tradicionais, anúncios em rádio e etc.


IMPORTANTE: As estratégias de promoção só podem ser definidas após entender o seu público-alvo (ou seja, as pessoas que tem maior probabilidade de comprar o seu produto).


Dado o último parágrafo, eu muitas vezes me pego pensando que talvez possamos chamar de 5P's, onde o 5º pilar (que na verdade deve ser um dos primeiros a ser analisado) é o seu público.


Enfim, fica claro que os 4P's são importantes e que não dá pra começar nada sem tê-los bem claro em sua cabeça e no planejamento. Mas lamento te informar que eles são somente a ponta do iceberg do mundo do marketing e das infinitas possibilidades que ele possui.


Quer saber mais detalhes sobre os 4P's do marketing e como aplicá-los? Acesse esse post completo! Clique aqui ;)


Os benefícios do marketing na moda


Como já falado nesse artigo, o marketing trabalha muito bem no branding da sua marca e para gerar vendas. Indo mais afundo, com estratégias bem elaboradas, ele pode gerar no seu negócio fashion os seguintes benefícios:


  • Reforçar o nome da sua marca

  • Gerar identificação do publico-alvo com sua marca

  • Ter um relacionamento com seu publico

  • Fidelização de clientes

  • Gerar leads (contatos de pessoas que demonstraram algum interesse na sua empresa ou conteúdos que você forneceu)

  • Aumento nas vendas (seja online ou levando o consumidor à loja)


E muito mais...


Se você está se perguntar como começar já a trabalhar com o marketing no seu negócio ou melhorar ainda mais o que você já está fazendo, continue acompanhando o moss e seja bem-vindo ao nosso mundo #LikeaMoss. Esse foi o primeiro de muitos artigos que possuem como objetivo te ajudar no marketing do seu negócio de moda.


Gostou? Comenta e compartilha! ;)



Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.


Siga o Instagram e LinkedIn


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo