O poder das influenciadoras na moda

O marketing de influência é uma das estratégias mais vantajosas para o setor da moda, ao utilizar da relevância de um individuo (principalmente no meio digital) para alcançar e influenciar possíveis compradores.


Os influenciadores são chamados assim por terem construído uma relação próxima com seus seguidores e dessa forma, conseguirem interferir na decisão de compra de quem os acompanha.


Essa estratégia está cada vez mais forte visto que o consumidor e saturação do mercado, transformaram a propaganda em algo "chato" que deve ser esquivado a todo custo. Por isso o sucesso de serviços pagos como Spotify, em que você escuta música sem ser interrompido por propagandas.


Além disso, por meio da associação e nomes poderosos, a marca ganha maior visibilidade e relevância por meio dessa estratégia.


O sucesso do marketing de influência já foi comentado em 2017 pela revista Entrepeneur em um artigo com as seguintes informações:


  • A propaganda perdeu força. Um sinal disso é o crescente uso de bloqueadores de anúncios. Eles já são adotados por 26% dos usuários de desktop e 15% dos donos de dispositivos móveis.

  • A maioria (92%) dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas.

  • De acordo com a Nielsen Catalina Solutions, conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que campanhas tradicionais. O retorno sobre o investimento (ROI) é de US$ 6,85 para cada dólar investido.


Fonte: Comunique-se



Tais dados reforçam um conceito antigo de marketing, ao qual pessoas confiam mais em pessoas, e nos mostram o impacto que uma boa estratégia com influenciador pode ter no branding e/ou aumento de vendas de uma marca de moda.



O que determina a influência



Influenciadores são assim chamados por conseguirem através de sua conexão com o público, gerar um poder de influencia sobre os mesmos.


Mas, apenas possui seguidores e ser "conhecido" na internet não faz com que uma pessoa seja automaticamente uma influenciadora.


A influência vai muito além de números! É preciso conexão com o público, identidade própria, posicionamento e verdade.


Pessoas só conseguem influenciar outras pessoas que possuem afinidade com a sua mensagem, enxergam a sua opinião como uma referência no assunto e veem verdade na fala.


Concluindo, aquela menina no Instagram que só posta foto de look do dia, sem ter algum posicionamento forte, estilo único ou mensagem de impacto, não tem poder de influência.



Como encontrar uma influenciadora de moda



Existem algumas maneiras para encontrar a influenciadora perfeita para a sua marca.


Mas, antes de tudo, é preciso definir o seu objetivo, quais meios serão utilizados, qual orçamento você tem disponível e definir a estratégia da sua campanha.


Contratar qualquer influenciador sem uma estratégia é um gasto de dinheiro, não investimento.

Com essas informações claras em sua mente (ou melhor, documentadas) você vai saber mais claramente onde e quem procurar.


Se o orçamento é baixo e a ação será mais regional, o jeito é buscar manualmente pelo Instagram influenciadores da sua região (ou, micro influenciadores) e entrar em contato com os mesmos por e-mail/direct/whats.


Nesse caso, é importante reforçar que a forma de contato faz diferença. Mande uma mensagem mostrando que você conhece e respeita o trabalho da pessoa, que acompanha os conteúdos e gostaria de saber mais informações sobre a parceria.


Caso o orçamento seja maior, você precisa de mais controle dos resultados e irá contratar um número maior de influenciadores, a tática pode ser usar ferramentas de influencers.


Ferramentas como Airfluencers e Squid irão te ajudar muito a encontrar o perfil perfeito e monitorar os resultados.


Mas, se você gosta mais de modelos tradicionais, existem as agências maiores como FHits e assessoria de imprensa, que podem te ajudar nesse trabalho.



Os tipos de estratégia de marketing de influência na moda



Ao pensar em uma ação de marketing de influência devemos analisar o nosso objetivo e quais os melhores meios para alcançá-lo.


É importante antes de tudo, compreender que tipo de influenciador é o mais adequado par a nossa ação. Conseguimos observar algumas características mais distintas como:


Nano e micro influenciador: São pequenos "influenciadores" com uma base de 1000 à 10000 seguidores. Sua abrangência quase sempre é mais regional, sendo ótimo para lojas locais e o investimento também é consideravelmente menor, sendo válido também para estratégias onde será usado um número maior de criadores de conteúdo.


Criador de conteúdo com autoridade: Nomes mais consagrados no meio digital, com mais de 100.000 seguidores e que criam conteúdo relevante para o seu público. São os que possuem maior grau de influência pois usam estratégia em sua comunicação, identidade única e grande base de alcance.


Influenciador celebridade: Atores globais são um exemplo de "influência" repassada da televisão para redes sociais. Mas, também há os casos dos que surgiram das redes sociais e hoje atingem as massas, como Whindersson Nunes. Eles possuem um enorme alcance, mas também requerem um maior investimento.


Após analisar qual o melhor tipo de influenciado (lembrando: com base no seu objetivo e orçamento) é o momento de estudar qual ação será realizada.


Atualmente as opções mais comuns são:


Publi post


O mais famoso tipo de ação paga com influenciadores é o publi post, ao qual ,de maneira criativa e alinhada a comunicação do influenciador/marca, a propaganda é realizada.





Provador na loja


Provas de looks no provador da loja também é uma ação forte para marcas de moda. Nesse caso, a influenciadora se dirige à loja e conversa com seus seguidores mostrando os seus looks preferidos.


É uma ação que normalmente é realizada por meio de contratos de períodos maiores.





Recebidos


Os recebidos fazem parte de uma ação clássica com influenciadores - e que quase está beirando a saturação. Eles podem ser mostrados no youtube e/ou stories e hoje em dia, requerem também o pagamento da publicidade.





Presença em evento/lançamento


Em lançamentos ou eventos da sua marca, a presença de influenciadores digitais pode ajudar na divulgação e impacto do evento.




Criação de coleção


Associar uma nova coleção com a marca pessoal forte de influenciador pode dar um boom nas vendas e transformar os fãs nos clientes da marca.




Presença no catálogo


As fotos oficiais do seu produto podem ganhar mais visibilidade ao estarem associadas no catálogo com o influenciador que seria "a cara" da marca.




Conteúdos para as suas redes sociais


Potencialize suas redes sociais com conteúdos criados pelos influenciadores especialmente para a sua marca.


Vídeos, fotos criativas, stories e até tik tok. O segredo é ser original e ter a cara da marca - e claro, ser divulgado pelo influenciador.





Transmídia ou crossmedia


Uma estratégia com um influenciador não precisa necessariamente ficar somente nas redes socais. Com ações de transmídia e crossmedia você pode aproveitar vários canais e alcançar mais públicos.


O Transmídia significa realizar ações que se complementam em cada canal de comunicação. Se há um filme contando uma história, terá uma HQ contando uma história extra do personagem, uma série com os personagens coadjuvantes e nas redes sociais as histórias de cada um.


Já o Crossmedia foca na propagação da MESMA mensagem, sendo assim, o mesmo vídeo vai no Facebook, Instagram, Youtube e televisão.



Embaixador da marca


Mais uma estratégia para explorar o marketing pessoal do influenciador, utilizando a força da imagem do mesmo para alavancar a da sua marca tornando-o embaixador do seu negócio ou produto específico.


O influenciador então, participará de campanhas, redes sociais do seu negócio e esterá sempre realizando publi posts.




Conclusão


A influência em épocas onde a propaganda é ignorada a todo custo pode ser uma estratégia muito proveitosa quando bem estruturada.


Defina seus objetivos com cautela e tenha um orçamento claro para estudar as possibilidades de influenciadores e ações.


Em seguida, analise muito os resultados e aproveite os frutos do marketing de influência para marcar de moda.





1 comentário

Posts recentes

Ver tudo