top of page

Tudo que o Instagram de uma empresa de moda precisa ter

O Instagram, sem dúvidas, é a rede social mais relevante (e que dá mais resultados) para marcas de moda. Por isso, você deve se dedicar muito para atingir a melhor performance de uso dessa rede social e ter um IG que gere muitas vendas para o seu negócio fashion.


Neste post irei citar alguns itens indispensáveis para ter um bom Instagram para a sua empresa de moda e conquistar muitos seguidores por aí. Confira tudo abaixo!


Conta business


A primeira dica e mais básica é: você precisa ter uma conta comercial! Isso permitirá a avaliação dos resultados do seu conteúdo, entender seu público e criar campanhas pagas.


Para isso, basta você ir em "configurações" > "Sobre" e clicar em "Mudar para o perfil comercial".



Um "sobre" bem feito


O seu "sobre", aquele texto que fica no perfil acima do link na bio deve se resumir em poucas palavras o que a sua empresa é e ter a palavra foco do seu negócio.


Algo como:


👗 Loja de roupas femininas Plus size

🕧 De seg á Sab das 9h às 18h30

Use a #exemplohashtag


Além disso, também deve possuir uma frase de CTA (Call-to-action ou chamada para ação) que irá chamar atenção para o seu link da bio.



Link na bio


Direcione seus visitantes para um link que fornece mais informações sobre a sua empresa ou para realizar uma venda. O link na bio pode direcionar para a home do seu site, para uma landing-page, para o seu blog ou até, para o seu contato do Whatsapp.



Tenha uma hashtag da sua marca


As hashtags são bem bacanas pois segmentam o conteúdo, criando uma categoria para ele como: "beleza", "moda" ou "trends".


No ramo da moda, é muito interessante incentivar que suas clientes postem fotos e sinalizem que estão usando sua marca. Para isso, crie uma hashtag própria da sua empresa e divulgue bastante.


Além disso, é claro que você deve usar hashtags em suas publicações. Tanto a que você criou, quando hashtags relacionadas com o tema da sua foto. O cuidado neste caso é: não cometer excessos (use apenas as tags que realmente tenham relação com seu produto, marca e foto) e escolha com estratégia, pensando no usuário que pesquisa aquela palavra e se ele irá ficar satisfeito ao encontrar a sua foto.


Hashtags são muito poderosas se forem usadas com estratégia!



Invista em fotos profissionais


O Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso, é vital que você tenha fotos bonitas e de qualidade do seu produto. Invista em fotos com modelos que gerem identificação com o seu público e tenha sempre materiais atualizados das novidades da loja.





Feed organizado


Este é um item clássico e que muita gente comenta. Parece bobeira se preocupar com a organização do feed do seu Instagram, mas, não subestime o poder dele.


O seu feed será o cartão de visitas da sua empresa e por isso, precisa reafirmar a identidade do seu negócio, utilizando cores e estilo, e ter uma organização que seja agradável aos olhos.



Feed organizado Instagram Efeito Orna
Feed organizado @efeitoorna

Eu, numa opinião bem particular minha, só não recomendo o uso daqueles feeds em que cada foto depende muito uma da outra, formando um mosaico. Não gosto muito deste estilo porque te prende, não permite postagens de emergências e espontâneas e não curto como esses mosaicos ficam na linha do tempo. Mas se você ama esse estilo e acha que faz sentido, se joga nele!



Instagram stories e destaques


O "Histórias" é um recurso fenomenal que aumenta a visibilidade da sua marca, deixa seu público mais próximo e claro, pode gerar muitas vendas. Por isso, é obvio que você precisa traçar uma estratégia para começar a usá-lo agora - mas claro, com inteligência e sem extrapolar limites.


Quer saber mais detalhes sobre como usar o Instagram Stories para sua empresa/loja de moda? Clique aqui e acesse esse post!



Conexão com o Pinterest


O Pinterest é uma rede social incrível para moda, principalmente para marcas e criadoras de conteúdo. Por isso, a sua empresa não deve ficar fora dele.


Mas o que isso tem haver com o Instagram? Bom, existe uma ferramenta muito bacana ao qual você integra o seu perfil do Instagram com o seu perfil do Pinterest e todas as suas postagens se tornam automaticamente um Pin em qualquer pasta que você definiu.


Uma ótima opção pra quem não posta com tanta frequência no Pinterest mas quer manter a atividade nessa rede.


A ferramenta é a IFTTT, é gratuita e em inglês. Mas é algo bem intuitivo! Você consegue acessar por aqui: https://ifttt.com/



Legenda criativa e CTA


Já comentei aqui neste post sobre a importância de uma imagem da qualidade, afinal, o Instagram é super visual. Porém, as legendas também são muito importantes e podem fazer a diferença.


Por mais que a gente saiba que tem muito usuário que não presta muita atenção nas informações que fornecemos, é imprescindível fornecê-las.


Use sempre uma legenda criativa, que combine com o tom de voz da sua empresa e que engaje com o público. Contar histórias também funciona muito e estreita ainda mais a relação com quem está lendo.


E não se esqueça de usar uma chamada para ação no final da mensagem!



Legenda perfeita instagram moda
Legenda do Instagram @daniferrazmoda


Conteúdo!


Por último, mas não menos importante, o conteúdo é a chave do sucesso no Instagram. Se relacione com o seu público fornecendo muitas dicas de valor e se relacionando com ele.


Para fazer isso de maneira perfeita, tente entender quais sãos as principais dúvidas e dores das suas seguidoras e crie vídeos, postagens, stories e até o IGTV.


A regra é fazer algo que faça sentido para sua persona e que seja valioso!



 

Fez o checklist e já faz todos esses itens no seu Instagram de moda ou ainda falta algo? Comenta aqui :)


Artigo escrito por Brenda Martins, formada em publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda. Siga o Instagram e LinkedIn



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo