top of page

Youtube ou IGTV: qual é a melhor para marketing na moda?

O sucesso dos conteúdos em vídeos já está mais do que declarado e seu crescimento é exponencial.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, em 2020 o tráfego da internet será gerado 82% por vídeos. E a maior parte da população brasileira já está muito engajada com esse tipo de conteúdo, preferindo-o no lugar de textos e imagens estáticas.


A moda sendo um setor totalmente visual e estético, combina perfeitamente com esse tipo de mídia.

Hoje, as plataformas mais conhecidas para o compartilhamento de vídeos (além das publicações tradicionais no feed das redes sociais) são o consagrado Youtube e o novo IGTV (ferramenta integrada ao Instagram).


E para que você consiga dominar melhor estas duas plataformas e saber como utilizá-las no mercado de moda, preparei esse conteúdo completo com dicas e referências. Confira!


Youtube para marcas de moda


O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que possui quase 2 bilhões de usuários. Ele foi praticamente o pioneiro neste setor de compartilhamento de vídeos e possui como principais conteúdos, reviews, DIY, vlogs e muitos canais de beleza e moda.


Essa plataforma tem o propósito de reunir conteúdos mais longos de entretenimento e conhecimento. E é isso que você deve oferecer lá!


Se você for apostar em ter um canal no Youtube para a sua marca/loja de moda, deve focar em:


  • Ter uma constância de publicação

  • Fornecer conteúdos de valor e que atendam as necessidades do seu público-alvo

  • Definir uma identidade visual que tenham relação com a sua loja

  • Ter uma porta voz que estará nos vídeos fornecendo as dicas e podendo também ser a modelo


A minha maior recomendação para marcas que irão criar um canal no Youtube, é entender que para "bombar" realmente nessa plataforma, é preciso paciência e dedicação. E você também precisará divulgar bastante seus conteúdos em outras redes sociais, gerando interação com outros canais e público!


No Youtube, considero que para ganhar mais visualizações e interação, é importante ter alguém em frente as câmeras que tenha relação com o público e que, além de mostrar as dicas, explane sobre elas. Confira abaixo alguns exemplos.






IGTV para marcas de moda

O IGTV é um novo aplicativo integrado ao famoso Instagram. Ele surgiu em 2018 e veio com a proposta de ter a opção de vídeos mais longos, já que o Instagram permite apenas conteúdos audiovisuais de até 60 s.


Essa plataforma ainda gera dúvidas entre os especialistas, não havendo um consenso se o IGTV é realmente um concorrente do Youtube ou apenas uma tentativa frustada do Instagram em combater o favoritismo desse produto do Google.


Eu, particularmente, vejo um ótimo potencial no IGTV para marcas de moda e encontro uma maior facilidade em atingir o seu público com essa plataforma, já que há uma integração perfeita com o Instagram e seus seguidores nativos dessa rede.


Mas como usá-lo? As principais dicas são as mesmas dadas sobre o Youtube, mudando um fato importante: Falar e dar dicas longas não são o foco do IGTV.


No caso dessa rede social, as pessoas não entram procurando vídeos longos e lentos. Nem mesmo, dicas extensas. E mais: Muitos usuários, assistem os vídeos na plataforma sem o áudio ligado!


Sendo assim, você deve apostar em dicas aceleradas e focadas totalmente no visual.







Conclusão


A minha primeira e maior dica é: se você quer aumentar o relacionamento com o seu público, se joga nos vídeos, não importa o meio.


Stories, transmissão ao vivo, Tik-tok, IGTV ou Youtube. Se o seu público está lá e existe um potencial de crescimento, não tem porque não fazê-lo.


Se o receio é não ter o melhor equipamento ou espaço, saiba que eu te entendo. Talvez esse começo seja realmente mais complicado e não fique tudo 100%, mas tenha certeza de uma coisa: se o seu conteúdo for realmente de valor para o seu público, ele vai amar.


Sobre a discussão entre Youtube e IGTV, cada um tirará uma conclusão única após conhecer mais cada ferramenta, mas, comentando a minha experiência, se hoje você não possui uma equipe preparada e uma pessoa comunicativa para os vídeos, inicie primeiramente com o IGTV em materiais mais rápidos e vá testando o seu público.



Artigo escrito por Brenda Martins, formada em publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda. Siga o Instagram e LinkedIn


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page