top of page

Instagram shopping: Conheça o recurso que permite vender diretamente por uma foto

Atualizado: 20 de abr. de 2019

É fato que o Instagram possuí inúmeras vantagens para e-commerce (principalmente os do setor fashion) e agora chega no Brasil um recurso que vai te ajudar ainda mais à alavancar as vendas: O Instagram Shopping





O que é:


Em 2017 foi lançado nos Estados Unidos um recurso que possibilitava os IG's de marcas colocarem links que levam à compra do produto diretamente de uma foto publicada em seu perfil na rede social. Essa ferramente foi muito testada, aprovada e agora chega em mais países (E felizmente o Brasil está entre eles).


A ideia dessa novidade é tornar a compra e o direcionamento para mais informações do produto mais fácil e interativa. E as expectativas são altas para ver se isso realmente aumenta o resultado de vendas.



Como funciona?


Quando o usuário ver uma publicação sua, aparecerão "balões" com o nome do item que está em sua foto, o preço e uma setinha, esta que irá direcionar para a página do site onde pode ser realizada a compra.


Ou seja, para as empresas, falar sobre o produto que está na foto é tão fácil quanto marcar uma pessoa em um post. E para os usuários, não é mais necessário ficar perguntando informações sobre o produto, facilitando o acesso à informações.







Como aproveitar essa ferramenta?


O Instagram Shopping é super vantajoso para e-commerce! Uma ótima opção é postar fotos de clientes reais e marcar os produtos na imagem, unindo assim o poder do gatilho "prova social" com o CTA para venda.


Outras dicas são:


  • Faça fotos com temáticas diferentes (não apenas mostrando o produto) e seguindo o estilo da marca.

  • Monte kit's ou looks, já que é possível marcar até 5 produtos em uma foto.

  • Tenha um site rápido e responsivo, pois os acessos do Instagram irão diretamente para a página do produto.

  • No seu e-commerce, é indispensável também ter a opção produtos semelhantes ou produtos recomendados na parte de baixo. Isso poderá resultar em mais compras e manter o consumidor por mais tempo em seu site.

  • Também é possível utilizar posts em carrossel. Aproveite esse recurso para montar uma storytelling sobre seu produto.


Tem dúvidas sobre a efetividade do recurso? Um case divulgado pelo Instagram no lançamento do shopping foi da loja norte-america Lulus, que teve acesso à ferramenta desde a fase de testes, informou que, desde a adoção, 100 mil visitas aos produtos e 1200 pedidos feitos para a loja são creditados ao Instagram.


Como começar a usar?


Primeiramente o seu negócio precisa vender produtos físicos e possuir um e-commerce com no mínimo 9 produtos publicados.


Além disso, sua conta do Instagram deve ser um perfil comercial e esse perfil deve estar conectado à uma conta no Facebook que possui um catálogo virtual. Ele pode ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, por meio das plataformas Shopify ou BigCommerce ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook.


Se você segue esses requisitos, provavelmente já recebeu uma notificação avisando que está pronto para usar o recurso. Para saber o passo-a-passo me mais detalhes, clique aqui e leia o manual básico criado pelo Instagram.


Já está utilizando esse recurso? Então comenta aqui como estão seus resultados!



Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page