top of page

Instagram Stories para lojas de moda: Tudo que você precisa saber

Atualizado: 20 de abr. de 2019


A ferramenta Instagram Stories bombou nos últimos tempos e agrada tanto as empresas nas redes sociais (pelos resultados que se pode alcançar) quanto o público em geral. Os Stories são perfeitos para aumentar o engajamento com o público e estimular uma conexão maior entre empresa/consumidor.


E é claro que no mercado fashion essa ferramenta não só pode, como deve ser usada - mas da maneira correta.


Os números atuais: Mais de um terço dos usuários usam o Stories. Dados coletados no final de 2017 mostram que o InstagramStories bateu a marca de 300 milhões de usuários ativos por dia (37% do número total de usuários do Instagram).

Quais as funções disponíveis?


O Stories possui várias funções internas que vão te ajudar no relacionamento com o cliente e na criação de materiais bem bacanas. Dentre as principais, estão: 


Enquetes


Enquete Instagram Stories
Sticker enquete no Instagram Stories

A função de criar enquete é consideravelmente nova e já mostrou ser muito útil e eficaz. Com ela você pode criar Stories perguntando qual o modelo de vestido de noiva suas seguidoras mais preferem ou até, quem sabe, pedir a colaboração do seu público na compra de novos produtos (ou na criação) fazendo perguntas sobre o que eles iriam preferir. 


Update: no dia 10 de julho de 2018 o Instagram lançou mais um sticker que estimula o engajamento com o público, o "Faça uma pergunta". Ele lembra muito ferramentas como o Ask.fm e é perfeito para ser usado como F.A.Q e responder as principais dúvidas do seu público.


passo-a-passo pergunte para mim Instagram Stories
Sticker "pergunte para mim" no Instagram Stories

Hashtags


Sticker Hashtag Instagram Stories
Sticker Hashtag Instagram Stories

As hashtags fazem com que seu Stories tenha a chance de aparecer quando o usuário pesquisar aquela #palavra. Além disso elas são ótimas para criar uma identidade para a sua empresa, por exemplo: #NoivasdoMeuAteliê


Localização


Sticker localização Instagram Stories
Sticker localização Instagram Stories

Você também pode usar a função de localização para mostrar o endereço da sua loja. Essa opção também é legal porque seu Stories irá aparecer na função explorar de usuários que são da sua cidade ou estão nela no momento.


Menção


Sticker menção Instagram Stories
Sticker menção Instagram Stories

Você também pode mencionar usuários no Stories. Isso é bacana quando você for publicar a foto de um cliente seu, gerando prova social.


Efeitos para vídeos


Boomerang, superzoon, rebobinar e stop motion. Essas opções são bem legais para criar vídeos diferentes e divertidos. Explore sua criatividade e surpreenda seus seguidores com imagens bonitas e bacanas.


Links


Colocar link nos stories é uma das melhores funções disponíveis até o momento, mas infelizmente, ele só fica disponível para contas que possuem mais de 10 mil seguidores. Se esse é o seu caso, explore ao máximo essa função, colocando link para seu site ou link para seu contato no whatsapp.


Vídeo ao vivo


A opção de vídeos ao vivo é uma das principais tendências de 2018 e fornece resultados bem significativos para quem sabe usar. Tenha uma pessoa que sabe se portar em vídeos e que seja carismática na frente das câmeras, use essa função com cautela e apenas em momentos que sejam realmente bacanas. As ideias são: Vai para um evento de lançamento? Use o vídeo ao vivo para mostrar as novidades em primeirão mão. Ou então, agende um vídeo ao vivo para conversar com seu púbico e tirar as principais dúvidas.


Destaques


Os destaques são uma função nova do Instagram. Com ele você consegue fazer com que aqueles Stories mais legais durem mais do que 24 hrs e fiquem para sempre em seu perfil. Você pode ainda organizá-los por conteúdos.


Direct


Função imprescindível para manter um relacionamento com com seu público. No Direct ficam todas as mensagens que você recebe e envia. Agora o Instagram está testando aos poucos a adição de um menu onde você pode selecionar para ver as mensagens não lidas e favoritas.


Dicas para fazer stories atrativos e com resultados


Use sempre CTA's


CTA no Instagram Stories
CTA no Instagram Stories

CTA significa "chamada para ação" que basicamente é: ter alguma frase que faça o seu público realizar uma ação que você deseja. É imprescindível que você tenha um CTA para todos os stories, afinal, cada um deles deve ter um objetivo. Seja o usuário acessar seu site, ou olhar o seu perfil, responder uma pergunta ou te mandar uma mensagem.

Então sempre antes de postar um Stories pense, porque estou publicando isso? Qual ação eu quero que meu público tome ao ver essa imagem e o que eu estou oferecendo de legal para ele.


Não replique posts


Nada de pegar a mesma imagem que você publicou no feed e colocar no stories. Faça algo diferente e que talvez estimule o seu público a ir no perfil e olhar a nova foto.


Responda todas as menções


Cada menção ou mensagem que um seguidor seu fizer deve ser comemorada, afinal, significa que ele está gostando do seu conteúdo e interagindo com sua marca. Então, mesmo que você receber apenas um coraçãozinho, responda ele.


Mostre os bastidores


Bastidores desfile da marca Louis Vuitton
Bastidores desfile da marca Louis Vuitton

Monte conteúdos bacanas que mostrem os bastidores da sua loja e como algumas coisas funcionam. Mas importante: Mostre coisas que realmente estão ok e podem ser vistas. Nada de filmar um ambiente todo desorganizado e de forma muito amadora.


Defina um cronograma com número ideal de postagens


É obvio que o Stories é algo mais dinâmico e do momento. Mas é legal ter um cronograma com algumas imagens legais para compartilhar e conteúdos interessantes. Faça uma planilha para que você possa se organizar.


Faça anúncios


É possível realizar anúncios no Stories. Para isso, você precisa ter uma conta no Facebook ads e claro, ter algum conteúdo bacana para anunciar.


Analise seus resultados


É importante que você olhe quantas pessoas viram seus stories, quantas rejeitaram ele e quantas interagiram. Isso vai te dar um norte do que continuar fazendo e o que não repetir mais.


Você tem outra ideia bacana para o Instagram Stories? Compartilha com a gente! ;)

Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page