top of page

Os 7 mandamentos para fazer sucesso nas redes sociais da sua empresa

Atualizado: 20 de abr. de 2019



O mundo digital está aí com a proposta de facilitar muito a vida do empreendedor e gerar mais vendas. Mas a realidade enfrentada por muitos é a dificuldade em conseguir bons resultados e se destacar em relação ao seus concorrentes. Esse também é o seu caso?


Nesse post falarei quais os passos básicos e vitais para que você comece a colher bons frutos com as redes sociais. Confira abaixo os 7 mandamentos para fazer sucesso nas redes sociais do seu negócio fashion.


1 - Entenderás quem é o seu cliente



O primeiro passo (e o que eu considero o mais importante) é conhecer o seu público e o que ele precisa. Para isso você deve tirar da sua cabeça tudo aquilo que você imagina que seja o seu cliente e começar a buscar informações reais.


Olhe as informações que são fornecidas na sua página do Facebook e no Google Analitycs conectado ao seu site (Se você ainda não tem, pelo menos, uma página da sua empresa no Facebook, pare de ler agora esse post e vá criar sua página e Instagram business agora!).


Se você não sabe onde ficam essas informações, vá na sua página, clique em informações (ou insights) e depois procure a aba "pessoas". Fique ligado em dados como idade do seu público, sexo e cidade. Depois veja também quais conteúdos tiveram melhor engajamento (esse é um belo sinal do que o seu público gosta).


O que funciona mais: Construir uma persona


Persona é um termo usado em marketing para um avatar de um cliente ideal do seu negócio. Esse "avatar" contém características físicas da pessoa, hábitos e a resposta de perguntas como "o que faz ela decidir comprar o seu produto"


Você montará esse "avatar" criando um formulário com várias perguntas relevantes para o seu nicho de mercado (os tipos de questionamentos costumam variar de modelos de negócio) e irá enviá-lo para o máximo de clientes seus.

Depois de receber as respostas, anote todos os insights, monte sua persona e assim, você com certeza já saberá como se comunicar com ela e que conteúdo gerar.


2 - Gerarás conteúdo de valor


Você entendeu quem é o seu cliente ideal e suas dores (com a pesquisa que fez) e agora precisa fornecer algo de valor pra ele (e esse valor não é apenas o produto que você vende).


Para isso você pode criar um blog e escrever conteúdos que possam tirar dúvidas da sua persona ou educá-la sobre a solução que você oferece (vale coisas como: "saiba como combinar duas estampas"), fazer vídeos no youtube, postar na rede sociais conteúdos breves mas que sejam do interesse do seu público e etc., essa é o momento de ser criativo - mas sempre pensando se o seu público vai gostar disso ou não.


Procure também pesquisar sobre palavras-chaves para entender a importância delas. Sabendo usar as palavras-chave, você poderá melhorar seu ranckeamento no Google e até nas redes sociais.


3 - Terás imagens de qualidade



As redes sociais, principalmente o Instagram, são baseadas em imagens. Por isso, você deve ter muitas fotos de ALTA QUALIDADE que mostrem todos os detalhes e ângulos do seu produto.


Uma dica que funciona muito e que eu dei maiores detalhes no post "Sua empresa precisa de fotos com qualidade" é: Tenha fotos de alguém usando o seu produto, pois, já foi provado por meio de pesquisas que o consumidor está mais propenso a gostar de um produto se consegue se imaginar usando ele - e para ele conseguir essa visualização, precisará se identificar com alguém que está usando esse produto.


Sendo assim, fotos com uma modelo vestindo a sua blusa funcionam mais do que apenas uma foto da blusa em um cabide (e se o seu cliente se identificar, por exemplo, com o corpo da modelo, aí é mais sucesso ainda).


Algo que funciona muito também é compartilhar fotos de clientes reais usando o produto (se eles autorizarem, é claro). Além de gerar identificação, é uma ótima prova social.


4 - Não ficarás só tentando vender


Essa dica tem muita relação com a segunda, ou seja, gere conteúdo de valor e não apenas fique falando do seu produto e tentando vende-lo (até porque, ninguém entra em uma rede social pensando em comprar algo, mas sim, procurando entretenimento e conteúdo).


Por isso, é muito chato uma empresa que só quer falar do produto dela e não me oferece nada de valor (algumas pessoas podem até gostar de ver produtos a todo momento, mas tenha certeza que elas não estarão se engajando sempre com sua marca e sendo seus fãs se você só sabe tentar vender).


Se eu vou curtir sua empresa, é porque eu sei que ela vai me oferecer algo em troca, seja novidades no ramo dela, tendências, promoções imperdíveis, conteúdos legais ou algo que eu tenha interesse.


Procure fazer posts que gerem engajamento com o seu público, e para conseguir isso, basta conhecê-los.


Uma dica: Muitos profissionais usam a regra 80/20, que se resume em: 80% do seu conteúdo deve ser de valor e apenas 20% deve ser promocional.


5 - Irás fazer parcerias com empresas (co-marketing)



Você deve ter ficado com o pé atrás com esse mandamento, mas vou te explicar com um exemplo: Um fotógrafo de festas de 15 anos e a parceria com uma empresa de decoração.


Nesse caso, o fotógrafo poderia divulgar o trabalho dessa empresa (ou apenas comentar) em suas redes sociais, a empresa faria o mesmo e além disso, poderiam juntos criar pacotes para incentivar a contratação de ambos.


Pense no seu negócio e qual parceria poderia ser benéfica. Tenho certeza que você encontrará algo.


6 - Traçarás uma estratégia com influenciadores


Com essa onda de blogueirinhas, instagramers e youtubers, ações de marketing com influenciadores estão fazendo sucesso e você também deve entrar nessa. No ramo de moda, enviar produtos com cartinhas personalizadas (que são mostrados no tão famoso recebidos do mês) funcionam muito.


A minha dica é que você não procure influenciadores que tenham milhões de seguidores, mas sim aqueles que tenham a cara do seu negócio, que atinjam um público relevante para a sua empresa e que tenham seguidores engajados.


Não caia na furada de perfis que tenham muitos seguidores, mas pouquíssimos comentários.


7 - Abusarás do InstaStories


O Stories é uma ferramenta ótima de divulgação e você pode fazer várias coisas legais com ela.


Algumas dicas são: Mostrar um spoiler da nova coleção que acabou de chegar, chamar uma influenciadora para falar no stories da marca e vídeos ao vivo são super legais também.


E se você tem e-commerce: mostre as caixinhas indo para entrega, mostre comentários e mensagens positivas de clientes, mostre mensagens de clientes dizendo que receberam o produto, e etc.


Use sua criatividade e claro, faça algo de valor para o seu público.




E então, anotou todas as dicas e já vai por em prática? Se precisar de qualquer ajuda, é só comentar. :)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page