Sorteios curta e compartilha são um prejuízo para o seu negócio

Atualizado: 20 de abr. de 2019

Esse texto serve para quebrar alguns paradigmas e por isso eu começo ele fazendo um pedido: Tire da sua mente tudo que você já viu sobre sorteios e concursos nas redes sociais. Se você não se atualiza regularmente sobre esse tema, provavelmente estará seguindo vários conceitos errados. 


Vejamos só, eu estudo e trabalho com marketing digital, mas, já tive meus momentos ingloriosos em que eu trabalhava em prol das métricas sociais (curtidas, compartilhamentos e etc). Porém, quando você entra mais afundo nesse universo (e começa a perder clientes) você percebe que likes só servem para mera vaidade. 


Eu sei que você deve achar sorteios e concursos geniais, pois, com eles você ganha uma divulgação mais barata, atrai curtidas para sua fan page e tem um post com bastante sucesso. Mas será que é realmente isso que sua empresa precisa? E mais, será que você não está infringindo algumas leis e diretrizes no seu sorteio? 


Então, bora se atualizar! Confira minhas 4 dicas para fazer um sorteio correto e sem prejuízos. 


1 - Defina uma estratégia e objetivo para o seu sorteio


Tenha uma coisa em mente: Marketing digital é nada sem uma boa estratégia por trás. E nessa estratégia a sua empresa e o cliente devem ganhar algo, e já que likes não valem muita coisa para o seu negócio, você tem que ter um pensamento em mente "o que minha empresa vai ganhar com esse sorteio?"


E existem várias opções, sejam leads (que é o que eu considero a melhor jogada), divulgação de um novo produto, que o público realize uma ação que você deseja e etc. 


Vou dar aqui dois exemplos de objetivos para um sorteio. 


a) Uma empresa precisava fazer uma pesquisa de mercado online, porém, tinha-se um desafio: Como fazer o público se engajar com esse formulário? A alternativa escolhida por mim foi realizar um sorteio em que para participar era necessário responder a pesquisa. O presente seria um serviço que a empresa fornecia e que não geraria um gasto alto, mas que era de grande valor para o público. 


Já que responder uma pesquisa é algo considerado chato por muitos, participou do sorteio somente quem realmente estava interessado pelo serviço, sendo assim, seria um possível cliente. 


Enfim, com esse sorteio nós conseguimos 3 coisas.

  • Que a pesquisa de mercado fosse respondida.

  • Leads.

  • E um UP social, que foram as curtidas. 

Obs.: Entre as regras estava que, se as respostas da pesquisa não atendessem a expectativa da empresa, o ganhador seria desclassificado e seria feito um novo sorteio. 


b) Uma marca de roupa está lançando sua nova coleção. Como uma ótima divulgação da marca, ela pode sortear um produto novo ou convites para o desfile. 

É legal também, após sair o resultado do sorteio. Conversar com o ganhador e pedir para ele tirar uma foto com o prêmio (ou você pode fazer um ensaio fotográfico com ele), tenho certeza que a maioria das pessoas gostariam dessa ideia e sua marca só sai ganhando. 


Com esse sorteio você ganha: Up social, divulgação do seu novo produto e se você soube usar um formulário, ainda vai ganhar leads.


Viu come esses sorteios fazem sentido e sua empresa sai ganhando sempre? Após definir o seu objetivo, você deve ficar atento a outro fator, veja abaixo.


2 - Chega de curte e compartilha


Veja bem, não adianta nada você ter definido seu objetivo mas na hora de fazer a promoção em si, não ter uma estratégia para conseguir participantes que possam ser possíveis clientes e não apenas algumas curtidas sem poder nenhum. 


E é por isso que a regra da promoção não deve ser só curta e compartilha. Torne o sorteio um pouco mais trabalhoso para o público, sendo assim, não é qualquer um que se aventura a participar do sorteio, mas sim, aqueles que realmente querem muito o seu produto. Afinal, o que mais vale: 1000 curtidas ou 200 possíveis clientes para a sua empresa? É a mesma coisa que pensar naquele ditado, "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando"


E para mim, a melhor maneira de atrair pessoas relevantes para o seu negócio é utilizando ferramentas. Na 4ª dica eu falo mais sobre elas e seus poderes. 


No entanto, não é só pela facilidade que não se deve usar o curte e compartilha, mas também, porque isso não é permitido pelas diretrizes do Facebook. Isso mesmo! Leia abaixo sobre isso. 


3 - Conheça as regras de promoções


Existem duas normas que você deve seguir em sorteios e concursos: A da legislação brasileira que regulamente sorteios e concursos culturais e a da rede social que você irá usar para a promoção. 


A primeira norma está acima das diretrizes das redes sociais, ou seja, você deve se atentar primeiramente aos requisitos dela. Caso você queria fazer um concurso cultural, se informe sobre a "Portaria 422". (Se quiser saber mais, leia esse artigo da Camila Porto: concurso cultural)


Se for fazer uma promoção comercial, atenda as normas e diretrizes do Ministério da Fazenda ou da Caixa Econômica Federal. (Se quiser saber mais, acesse aqui.)


Já sobre as redes sociais, cada uma terá suas próprias diretrizes. Mas irei explanar aqui sobre as principais: Facebook e Instagram. 


Facebook: 


As duas restrições mais importantes são: 


1 - Linhas do tempo pessoais e conexões de amizade não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, “compartilhe em sua Linha do tempo para entrar” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais” não é permitido).


Ou seja, não é permitido pedir para as pessoas “Compartilharem imagens ou sua promoção em seus perfis pessoais"


2 - Também não é permitido as páginas incentivarem as pessoas a se marcarem em fotos. 


Leia as diretrizes aqui.


Instagram: 


Já no caso do Instagram. A regra principal é: 


"Você não deve marcar conteúdo ou incentivar usuários a marcar conteúdo de maneira inadequada (por exemplo, não incentive as pessoas a marcarem a si mesmas em fotos em que não estão presentes)."


Leia as diretrizes aqui


Essas são regras importantes, mas infelizmente, muita gente sem conhecimento viola elas. Porém, lembre-se: Uma hora você pode ser punido e o descumprimento das regras pode trazer prejuízos altos ao seu negócio, como por exemplo, uma ação coletiva de todos os participantes, reivindicando o prêmio, o que certamente será uma causa ganha por eles, já que seu sorteio está em descumprimento das leis.


Seria utopia pensar que todo mundo vai pedir autorização na Caixa para realizar um sorteio. Mas PELO MENOS, não faça promoções de Curta X compartilha e etc. 


4 - Use aplicativos


Por fim, mas não menos importante. Vou falar de alguns aplicativos que você pode usar para facilitar seu sorteio e ter sucesso com ele. 


Sorteie.me


Sem dúvida, esse é um dos mais conhecidos. E isso acontece pois ele é gratuito e integrado com o Facebook. 


Mas infelizmente, como muita coisa gratuita, ele é incompleto. E algo que faz muita falta é o formulário que recolhe algumas informações importantes. Mas uma dica minha para tentar suprir isso é, colocar como regra do sorteio que a pessoa deve mandar o e-mail dela ou telefone via chat para a sua empresa. Dessa maneira você consegue um lead e só vai mandar quem realmente tiver interesse. 


Obs.: Para não receber e-mails falsos, informe que quando sair resultado do sorteio o ganhador receberá por e-mail informações de retirada do prêmio ou um cupom. (Lembre-se que é obrigatório que o resultado do sorteio deve ser publicado em modo público)


Informações sobre o aplicativo aqui.


Sorteador.com


Ótimo para sorteios no Instagram, pois tem opção de fazer sorteio pelos comentários. 


Informações sobre o aplicativo aqui.


Agora pulse


Essa ferramenta é super completa e vem com várias opções de sorteio. Porém é paga. 


Wishpond


Wishpond para mim é um dos melhores. Nessa ferramente você pode escolher diversos tipos de promoções e para várias plataformas. E o melhor está no fato de que você pode personalizar o formulário e captar e-mails. 


Informações sobre a ferramenta aqui. 


Resumindo


O importante em um sorteio é: tenha algo de valor a oferecer para o seu público (mas que não se torne um gasto para você). Pense no que o seu publico gostaria de ganhar, afinal é ele que conta. Faça um sorteio honesto (sorteios sem aplicativos e provas podem gerar desconfiança e revoltas por parte do publico, não deixe sua imagem ficar negativa) e esteja muito atento AS REGRAS DO SORTEIO.



Artigo escrito por Brenda Martins, estudante de publicidade, apaixonada por marketing e entusiasta do mundo da moda.


Siga o Instagram e LinkedIn

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo