Loja online de roupas: Ter ou não? E como ter um bom e-commerce?

Em meio a pandemia de 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 47% somente no primeiro semestre, tendo assim a sua maior alta em 20 anos. Esses dados mostram que a digitalização do seu negócio de moda é algo vital nos tempos atuais.


A tendência das compras online já vinha crescendo a cada ano e com o fechamento de lojas físicas e clientes ficando em casa, esse cenário ganhou um boom.


Mas, será que o seu negócio de moda deve ter uma loja online? Será que o e-commerce é um modelo de negócio rentável pra você?


Venha descobrir comigo nesse artigo 💜

Ter uma loja online (e-commerce) para meu negócio de moda ou não?



A grande pergunta que fica quando começamos a pensar sobre o modelo de vendas do nosso negócio de moda é: será que vale a pena ter um e-commerce? Ou é melhor ter só uma loja no Instagram? Ou quem sabe, só ter meu espaço físico?


Ter uma loja virtual para o seu negócio de moda, seja uma marca ou multimarcas, traz mais autoridade, mais confiança do consumidor sobre a sua empresa e tem alta chance de escalabilidade das vendas.


Resumidamente, dentre as maiores vantagens de se ter um e-commerce estão:


  1. Alta escalabilidade do negócio

  2. Poder vender para o Brasil inteiro (ou quicá, mundo)

  3. Mais comodidade para o cliente

  4. Suas vendas acontecem em qualquer horário sem precisar do seu atendimento/presença

  5. Processos mais automatizados

  6. Maior efetividade em anúncios


Se você já tem um espaço físico mais consolidado e está pensando em expandir para o e-commerce, essa pode ser uma boa experiência principalmente se já há certa procura nas redes sociais de clientes de outras cidades.


Já se o seu negócio de moda está apenas no Instagram, investir em uma loja virtual é algo indispensável.



O que uma loja online de roupas precisa ter?



Um e-commerce precisa de muito estratégia e decisões cruciais por trás de cada detalhe. É importante pensar que o usuário que acessar a sua loja virtual terá apenas alguns segundos para decidir se quer permanecer no seu site ou não.


Sendo assim, quero te mostrar alguns itens indispensáveis que você precisa dobrar a atenção e ter em seu e-comerce de moda.


Registre o seu domínio


Um e-commerce sem um domínio que passe a autoridade do seu negócio e confiança, já começa errado. Invista no domínio próprio, terminando com .com.br e o nome da sua loja.


Siga a sua identidade visual


Sua loja virtual precisa ter a cara do seu negócio de moda e passar a mensagem correta para os clientes, por isso, sempre use as cores da sua identidade visual, adicione uma logo de qualidade e tenha uma cominicação de acordo com o estilo do seu negócio de moda.



Banners atrativos


Eles serão a primeira coisa que o usuário irá olhar ao acessar o seu site, por isso, devem ser claros, passar a mensagem correta, seguir a identidade visual do seu negócio e ter uma chamada para ação interessante.


Use-os para levar o usuários para lançamentos, promoções, oportunidades únicos e por aí vai...



Menus com categorias claras e interessantes


O seu menu de produtos precisa ter todas as categorias de peças que você vende e também, algumas opções como "news" e "sales". É possível criar seleções ainda mais personalizadas, como "os mais vendidos".


Tenha filtros de busca avançados


Os filtros de busca são indispensáveis para compras online, principalmente se você possui uma grande gama de produtos. Tenha filtros por tamanho, categorias de peças, cores e tudo que for ajudar no processo de compra.


Fotos de qualidade dos seus produtos


Um e-commerce precisa de fotos de qualidade para que a venda ocorra e o cliente se encante. Além da qualidade, a foto precisa mostrar todos os ângulos da peça e a sensação do tecido e caimento.


Tenha fotos com fundo branco e também fotos com uma modelo vestindo a peça, ajudando assim a experiência do cliente no processo de compra.


Descrição dos produtos bem completa


Como o seu cliente não irá tocar na peça e nem poderá tirar dúvidas rapidamente, é importante ter uma descrição do produto super completa.


Tenha uma tabela de medidas das suas peças, informe sobre tecidos, caimento e todas as informações que ajudem na decisão de compra.


Facilite o contato do seu cliente


Deixe o whatsapp da sua loja disponível para contato em horário comercial, seja só com um link para o número ou um pop-up para que o cliente possa te chamar.


Adicione também canais de suporte e SAC. É interessante ver a viabilidade de usar um canal de mensagens como pop-up no seu site, facilitando a comunicação com o cliente.



Selos de segurança


Ter selos de segurança no seu site te ajuda no bom posicionamento de pesquisas no Google e também, na confiança do consumidor em realizar a compra e fornecer dados.


Para conseguí-los você pode verificar com a empresa responsável pelo seu e-commerce ou então, ler mais nesse conteúdo aqui.


Tenha uma FAQ e informações sobre lojística, empresa, trocas e mais


É importante ter algumas páginas com informações que gerem mais confiança do consumidor no seu negócio. Conte mais sobre a história da sua empresa e negócio, informe sobre prazo de trocas e politicas de devolução, tenha uma página sobre política de privacidade e também uma FAQ com perguntas mais comuns. Tudo que você puder deixar mais esclarecido para o consumidor, melhor.


Instale os pixels e códigos necessários


Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads, essas são as principais ferramentas que você irá utilizar no seu e-commerce tanto para criar bons anúncios quanto para avaliar o bom desempenho dele.


Para que eles funcionem, é importante instalar os pixels (que são códigos, fornecidos por cada ferramenta, que devem ser colocados nos códigos do seu site). Cada plataforma já tem um passo-a-passo bem fácil para realizar esse processo, mas, se você tiver dúvidas, pode consultar também com um profissional da área.


Defina os meios de pagamento e frete


Estude o melhor meio de pagamento para você e seu consumidor, contando as taxas e facilidade. É interessante aceitar boletos, pix e várias bandeiras de cartão.


É importante considerar que quanto mais você colocar juros nas parcelas, maior a chance de o cliente desistir da compra. Então avalie essa decisão.


Também tenha opções variadas de frete, para que o cliente decida pelo melhor prazo e taxa.


Tenha um sistema ERP


Sistema ERP é um sistema de gestão integrada do seu negócio, controlando principalmente o seu estoque. Ele é de extrema importante na sua loja virtual para evitar problemas em vender produtos que não estão em estoque ou gastar muito tempo em controles manuais.



Conclusão


Estar fora do ambiente online é perder chances de ter uma grande escalabilidade do seu negócio de moda e um maior faturamento. É certo que, não é um caminho fácil e o retorno não vem de imediato - principalmente se você não possui experiência e as ferramentas corretas.


Mas, é a melhor aposta nos tempos atuais e com certeza, uma opção necessária para quem tem seu negócio de moda situado apenas em redes sociais.


Gostou do artigo? Compartilhe com outros empreendedores de moda e deixe aqui seu comentário também!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo